Você sabe o que é DIABETES?

O Diabetes Mellitus (DM) é uma condição na qual o organismo não consegue utilizar, ou utiliza de forma insuficiente, a glicose (“açúcar”) proveniente dos alimentos. Para que a glicose entre na célula e sirva de energia para o funcionamento do organismo, ela precisa da ajuda da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Esse mecanismo não acontece de forma eficaz no diabetes, ou seja, ocorre uma ausência ou uma diminuição ou até mesmo uma dificuldade de ação do hormônio insulina.

Como as células ficarão sem seu principal combustível, a glicose, não terão energia suficiente para trabalhar e vão ficar cada vez mais “famintas”. Isso explica os sintomas de fraqueza, cansaço e falta de energia. Por sua vez, o sangue ficará carregado de glicose e os rins, que funcionam como filtro do sangue, não conseguirão evitar que parte dessa glicose seja eliminada na urina. Nesse trajeto, há uma grande perda de água, o que justifica outros sintomas também: muita sede, chamado de polidipsia e, muita vontade de urinar, chamado de poliúria. Caso aconteça uma perda de glicose pela urina maior que o normal, pode ser que haja perda de peso como consequência e o organismo aumentará a fome na tentativa de compensar a perda de peso. Esses também são sintomas do diabetes, a perda de peso involuntária e o aumento da fome, chamado de polifagia.

Quando se corrige esse alto valor de glicose no sangue, a hiperglicemia, que é o objetivo básico do tratamento do diabetes, deixa-se de prejudicar o organismo e tudo volta a funcionar corretamente. O tratamento é muito importante para evitar as complicações que podem surgir em resposta à hiperglicemia, porque a glicose pode causar danos irreversíveis ao interior dos vasos sanguíneos e nervos de todo o corpo. Os órgãos mais afetados são olhos, coração e o sistema nervoso.

Por outro lado, também não podemos esquecer que igualmente ruim ao organismo é quando a glicemia está abaixo do limite considerado normal para o sangue (70mg/dL), causando a chamada hipoglicemia. Quando isso ocorre, em geral, existem sintomas como fraqueza, sensação de desmaio, suor, tremor e calafrios, porque o organismo estará sofrendo uma privação do principal combustível, a glicose, lembre-se!

Portanto, um tratamento eficaz do diabetes pode evitar suas complicações e certamente proporciona uma vida saudável. O que é preciso, então?

> Manter a hemoglobina glicada (HbA1c) inferior a 7%

> Manter a pressão arterial inferior a 130 x 80mmHg

> Manter o colesterol LDL (“ruim”) inferior a 100mg

E como fazer isso?

  • Utilize corretamente as medicações prescritas pelo seu médico.
  • Mantenha-se em atividade, praticando pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos que te dêem prazer, mas nunca em jejum!
  • Mantenha o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2L de líquidos por dia (especialmente água)

Procure ter uma alimentação saudável, variada, equilibrada e balanceada, alternando cores, sabores e preparações. Todos os alimentos são importantes! Dessa forma, devemos oferecer ao organismo todos os grupos alimentares para garantir todos os nutrientes necessários à vida, mas na medida certa! Para isso, é importante realizar de 4 a 6 refeições diárias, com pequenos volumes. O ideal é se alimentar a cada 3 horas, pois assim evitamos os excessos nas refeições principais e controlamos a vontade de “beliscar” alimentos desnecessários ao longo do dia, além de acelerar nosso metabolismo! Dessa forma, evite omitir refeições… Programe-se! Observe os horários e tente cumpri-los!

Mantenha sempre o acompanhamento médico e nutricional para receber as devidas orientações!

Fonte: Thais Capucho Antoneli – Nutricionista – CRN 323598

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Dra. Eliana Ascar

Dra. Eliana Ascar

Médica formada pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1979. Atua na área de Endocrinologia e Nutrologia.

Você pode se interessar também

Comitê Civil Contra o Coronavírus

Estamos vivendo uma pandemia de coronavírus, situação gravíssima no mundo. O Brasil, com todas as dificuldades, está tentando tomar as providências para prevenir que a

Fatos sobre Diabetes

Ainda não apresenta um tratamento curativo. Porém, muitas descobertas na ultima década trouxeram qualidade de vida aos pacientes com esse diagnóstico. Sabemos que a doença